Você sabia que os 4P’S podem te ajudar a vender mais, se destacar entre a concorrência e alcançar mais visibilidade?
Os 4p’s é uma análise utilizada pelos administradores de marketing, com intuito de alavancar vendas, visando satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, pois, dessa forma, a fidelização é possível. São estratégias que também podem auxiliar a empresa a alcançar os seus objetivos. (estratégias criadas por KOTLER e KELLER).
Analisando os 4 P’s é possível identificar qual o erro que a sua empresa está cometendo e porque não está obtendo resultados. Com essas estratégias fica simples de pontuar a abrangência de cada um dos 4 p’s e a sua influência dentro da sua empresa.
Você também consegue avaliar as ferramentas que estão sendo utilizadas em cada passo, os meios, mídias, e tudo que você pode fazer em termos de estratégias, confira aqui as:
Definições dos 4P’S:
1- PRODUTO
É o que a sua empresa oferece, podendo ser produtos palpáveis ou serviços.
2- PROMOÇÃO
Para todo produto ou serviço a promoção é uma ótima aliada para divulgar e colocar a sua empresa em destaque. A promoção de vendas, propaganda e relações públicas precisam estar conectadas com esse P. Caso não estejam, a sua promoção não será notável o suficiente.
3- PREÇO
É o valor do seu produto ou serviço, podendo variar conforme condições que você justifique.
4- PONTO DE VENDA
É o local onde o seu produto ou serviço pode ser adquirido. O ponto de venda pode ser físico ou digital.
Agora que você entende os 4 P’S, veja como é simples e eficiente a:
Análise de cada um deles:
Primeiramente, você possui algum tipo de contato com o consumidor? Esse fator é importante para conseguir respostas e conquistar resultados. O contato pode ser feito por redes sociais que a sua empresa possua ou até mesmo por e-mail marketing, pesquisas (telefônicas ou pessoais). Esse contato fica a critério do perfil da sua empresa.
Para analisar o produto: ter contato com o consumidor é extremamente importante. Faça pesquisas, lance enquetes, veja se o consumidor realmente está satisfeito com o seu produto/serviço, ou deseja que você melhore o que está oferecendo.
O produto é o “P” principal! Se ele não for bem aceito, não irá vender.
Para analisar a promoção: lance promoções que chamem a atenção e tenha a ver com o perfil e público da empresa (isso é fundamental). Se a sua empresa não tiver um setor de comunicação, procure meios de divulgar a sua promoção! Vá atrás de agências conceituadas, para que elaborem a propaganda e lancem nas mídias, encontre também um profissional de relações públicas/assessoria, para disparar na imprensa. Não deixe a sua promoção invisível.
É através desses investimentos que você pode analisar se a sua promoção obteve algum efeito, ou se é possível mudar as estratégias.
Para analisar o preço: nas suas pesquisas os consumidores parecem insatisfeitos com o preço que você está oferecendo? Elabore a melhor forma de modificar isso, sem afetar os lucros da empresa. As vezes é preciso se arriscar, abaixar o preço, para obter lucros.
Para analisar o ponto de venda: sua loja não está obtendo vendas, mas você pesquisou sobre o que os clientes acham do produto, das promoções e do preço, e os resultados foram totalmente satisfatórios? A falha muitas vezes pode estar no ponto de venda.
Pense bem no PDV:
Se o seu ponto de venda for físico, veja se ele está visível ou invisível para as pessoas. É em uma região movimentada? Em um local de fácil acesso?
Alguns comércios acabam sendo invisíveis por causa do local que estão, muitos vão à falência.
Pesquise sobre qual seria a melhor localização para o seu negócio antes de abrir um, dependendo do que for o seu negócio, coworkings podem te atender da melhor maneira.
Caso o seu ponto de venda seja virtual. Você possui um endereço renomado no seu site e cartão de visitas? Essa questão faz toda a diferença, te garante credibilidade. Na GOWORK você pode ter um escritório virtual, nos melhores endereços de São Paulo.
A GOWORK oferece as melhores estruturas e benefícios, em localizações conceituadas e privilegiadas, para quem deseja ter um escritório fixo mas não sabe como. Além de oferecer os melhores escritórios virtuais que você pode encontrar.
Em casos de ponto de venda virtual, também é importante observar se é fácil efetuar uma compra em seu site. Se ele está como site seguro. Possui diferentes formas de pagamento e um layout fácil de entender. Onde o cliente não se sinta perdido e queira sair do site o mais rápido possível.
Após esse planejamento do seu Ponto de Venda, observe o crescimento das suas vendas e não se esqueça de analisar cada estratégia que você vincular com os 4 p’s.
Esperamos que as dicas possam te ajudar a alavancar os seus negócios e obter resultados de sucesso!