A pandemia do Coronavírus forçou a aplicação de novas formas de trabalho. Antes dela, o senso comum era que os escritórios eram essenciais para a produtividade. As empresas precisaram reimaginar seu conceito de escritório e precisaram se reinventar para dar aos seus funcionários um ambiente de trabalho seguro, agradável e sem prejudicar a produtividade de sua equipe.
Muitas pessoas ficaram surpresas com a rapidez e eficácia com que tecnologias para videoconferência e outras formas de colaboração digital foram adotadas. Para muitos, os resultados foram melhores do que se imaginava.
De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 80% das pessoas questionadas relataram que gostam de trabalhar em casa, 41% dizem que são mais produtivos do que antes e 28% que são tão produtivos.
Muitos funcionários, liberados de longos deslocamentos e viagens, encontraram maneiras mais produtivas de passar esse tempo, aproveitam de maior flexibilidade para equilibrar sua vida pessoal e profissional e decidiram que preferem trabalhar em casa em vez do escritório.
Alugue um escritório com menos burocracia na GOWORK
"*" indica campos obrigatórios
Muitas organizações acreditam que podem adotar processos inovadores para aumentar a produtividade, criar uma cultura ainda mais forte e reduzir significativamente os custos imobiliários.
Em entrevista ao BBC News Mundo, Mott, sócio fundador da Oxford Capital, afirmou que discutiu com sua equipe sobre o futuro dos espaços de trabalho. Para ele, “o escritório não é mais o lugar onde se espera que passemos turnos fixos com horários de reuniões rígidas. A maioria de nós que trabalhava em um escritório pode trabalhar em casa, em um café, na casa de um amigo ou em um coworking.(…) Temos uma oportunidade incrível de redefinir a forma como trabalhamos e reescrever as regras”
No processo de reinvenção da forma de trabalho, alguns modelos de escritórios surgiram pelo mundo. De acordo com uma pesquisa realizada por Mott, os cinco novos modelos mais comuns são:
1. O escritório integralmente remoto.
O modelo de escritório que mais vem crescendo é o totalmente remoto. As plataformas de videochamadas não são perfeitas, mas ajudaram na libertação do escritório.
Não precisa alugar uma sala comercial para ter um endereço comercial e fiscal. Alternativas como escritório virtual aliado com ferramentas de comunicação e gestão de equipes vem se destacando.
O home office é uma possibilidade que é adequável para muitos negócios, mas exige muito trabalho e tecnologia para funcionar bem.
Ferramentas de comunicação empresarial, como o Slack, o Teams, o Meet são boas opções para que as pessoas possam continuar interagindo, pois o principal desafio desse modelo é a falta de contato com a equipe.
Por outro lado, a vantagem é a possibilidade de novas contratações de pessoas de lugares distantes do endereço físico da empresa, dando oportunidade para expandir talentos.
2.O modelo híbrido. Home Flex:
Quando a pandemia chegou e forçou as empresas a se tornarem remotas, muitos profissionais tiveram um grande desafio, que era entender como trabalhar remotamente, pois não tinham experiência de como fazer isso de forma produtiva.
Por este motivo escolheram esse modelo permitindo que o funcionário trabalhe um ou dois dias por semana no escritório, e o restante à distância.
O HomeFlex Office é o modelo ideal para quem se adequa a esse modo, pois ele possibilita o trabalho em um ambiente descontraído em até 3 vezes na semana, obtendo o melhor de 2 produtos da Gowork: o Coworking e o Escritório Virtual.
3. Modelo remoto ‘plus’, uma alternativa ao Aluguel Comercial convencional
Este modelo permite que as pessoas trabalhem remotamente, mas conseguem passar uma vez por mês trabalhando com sua equipe. O modelo consiste em: uma semana trabalhando no escritório, seguida de três semanas trabalhando remotamente.
Não é o modelo mais seguido, porém funcionários de algumas grandes empresas sugeriram aplicá-lo e a proposta foi difundida com sucesso.
O HomeFlex Office também se aplica nesse modelo, oferecendo suporte para funcionários se reunirem no escritório em apenas uma semana do mês, obtendo o melhor dos 2 produtos: Coworking e o Escritório Virtual.
4.Modelo compartilhado uma alternativa ao aluguel comercial
Este modelo é uma variante do modelo híbrido, mas com opções locais, para colegas de trabalho que moram em uma área próxima. Assim eles podem socializar com frequência nesses espaços.
O GO>OPEN é a melhor opção para quem optar por esse modelo, com a disponibilidade de salas comerciais do coworking, espaços de convivência e descompressão.
Muitos empreendedores alugam-se uma sala comercial, porém não se ocupa integralmente. Não seria melhor alugar uma mesa de trabalho em uma estrutura pronta? Economia de tempo e custo.
Assim poderia estar instalado nas melhores localizações, sem pagar a mais por isso, além de tem espaços de trabalho onde poderá realizar networking e focar ao mesmo tempo.
Um espaço de Coworking possui toda a infraestrutura de uma grande corporação, mas com a liberdade para empreendedores e empresários. Independentemente do tamanho da empresa.
5.Tempo de qualidade
Neste modelo, é priorizada a qualidade da produção, sem fiscalizar o horário de trabalho. O que importa, é o resultado do trabalho, e não o local onde o profissional está realizando suas tarefas. O funcionário tem a possibilidade de adaptar seu trabalho com outros compromissos.
Neste modelo, o ideal é optar pelo GoVirtual, o escritório virtual da Gowork. Onde é oferecido serviços necessários para gerir a empresa de qualquer lugar.
Com atendimento telefônico personalizado com recepcionistas bilingue, aluguel de salas de reunião para receber clientes e fornecedores, gestão de correspondência para emissão e recebimento de documentos. Além de uma equipe sempre disposta a atender seus chamados.
Conclusão: aluguel comercial em São Paulo vem evoluindo
A forma de aluguel comercial em São Paulo evolui e a GOWORK vem se adaptando para atender as demandas, hoje conta com 95% de ocupação com os novos modelos de aluguel de escritório. Uma flexibilidade ao empresário ou empreendedor.
Não importa o modelo de aluguel escolhido, a Gowork estará pronta para te atender em qualquer modelo.
As organizações também devem usar esse momento para romper com a estagnação do passado, dispensando velhos hábitos e sistemas que já podem ser vistos como ultrapassados.
Um retorno bem planejado aos escritórios pode usar esse momento para reinventar seu papel e criar uma experiência melhor para o talento, melhorar a colaboração e a produtividade e reduzir custos.
Esse tipo de mudança exigirá um pensamento transformacional baseado em dados.
O objetivo desta reinvenção será o que as boas empresas sempre desejaram: um ambiente seguro onde seus funcionários possam desfrutar de seu trabalho, colaborar com seus colegas e atingir os objetivos de suas organizações.