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Como cobrar devedores sem crise de relacionamento

18/04/2017by mkt

economia compartilhada

As expectativas é que o mercado ainda atravesse por período de retração, o que vem ocasionando grandes dificuldades para algumas empresas receberem de seus clientes. Não é possível sobreviver sem receber, sendo que, na maioria dos casos não se tem fluxo de caixa e a falta de dinheiro contamina todos os outros setores da corporação.

Por isso é fundamental que uma empresa saiba cobrar e, por mais que isso possa aparentar ser simples, não é, sendo necessária eficácia. Existindo práticas mais avançadas para as renegociações das dívidas, trazendo melhorias para todos, mas é necessário se mais maleáveis.

Mas como as empresas devem fazer para cobrar  devedores?

É preciso treinar o profissional para elaboração de rating de crédito de uma empresa para cobrar devedores, identificar soluções negociais e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamentos, desenvolver parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial e aprender as características operacionais e legais dos cheques e títulos de créditos.

Também é importante que a empresa possua ferramentas adequadas de controle da inadimplência, com informações consistentes e que direcionem os tomadores de decisão a atuar com assertividade, dinamismo e agilidade. Quando as informações estão controladas por sistemas seguros e organizadas de forma estruturada, é possível elaborar relatórios gerenciais satisfatórios que proporcionam a análise dos dados, criação de indicadores e estudo para a definição das ações de cobrança da carteira.

Impacto negativo deve ser evitado

Sem informações estratégicas o ato da cobrança pode gerar impacto negativo para as empresas, como a queda de satisfação dos clientes. Mesmo em casos de dívidas, é fundamental pensar no relacionamento com os clientes. Sabendo de limites, tendo um controle das cobranças e também tendo ações de prevenção à inadimplência. Atualmente há várias ferramentas para recuperação do crédito, como é o caso de campanhas esporádicas que tem como objetivo a recuperação em um período específico como o Natal, Dia das Mães etc.

Também fazem parte acordos e renegociações pessoais e de dívidas pela internet, há ferramentas disponíveis no mercado em algumas instituições financeiras, bem como no Serasa. Além disso, são importantes os Feirões Limpa Nome, negociação massificada com o objetivo de conceder descontos aos devedores e reinseri-los novamente no grupo de potenciais tomadores de crédito.

AA empresa que não tomar cuidado com esse tema, poderá sofre com uma crescente da inadimplência. Assim, se deve incluir técnicas de vendas na cobrança, inovando com o marketing na cobrança. São vários os exemplos que podem ser utilizados, mas o importante é sempre conquistar, encantar, seduzir e criar comprometimento do devedor de hoje, que pode voltar a ser amanhã um consumidor consciente.

Segunda à sexta das 8 às 18 hs (exceto feriados)

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