Quando falamos em comunicação empresarial, queremos geralmente alcançar três resultados principais:
O primeiro deles é melhorar o relacionamento com os clientes. Quando nos comunicamos bem dentro das organizações, há maiores chances de você se projetar bem aos seus clientes, ouvir seus problemas e ajudar na solução.
O segundo objetivo é educar todos os funcionários sobre os objetivos da empresa. É justamente nesse momento que você mostra aos seus funcionários o que espera que eles façam, compartilha o trabalho das pessoas e discute com outras pessoas em sua organização.Isso ajuda você a ter uma visão clara sobre os seus processos de pensamento e você pode ter informações valiosas a partir deles.
A terceira é o crescimento. Os dois primeiros resultados servem os objetivos organizacionais. Pois quando une os dois, é quando você cresce.
Um fator muito relevante para uma comunicação eficiente dentro de uma empresa é a cultura organizacional. A comunicação só é possível quando se entende bem qual a cultura da organização. Isso te ajuda a entender os comportamentos de seus colaboradores e até solucionar certos problemas.
Uma coisa diferente de comunicação é a informação. Informação parada não é nada! Ela deve ser bem transmitida para que possa propagar a comunicação de qualidade.