O sucesso de um empreendimento precede sua abertura, estando associado a fatores que podem chamar ou repelir os clientes. Um desses pontos, muito pouco considerado, é a localização. Estar em um conjunto comercial adequado pode fazer toda diferença.
Por isso, é recomendável que se estabeleça um estudo prévio que possibilite a obtenção de um local privilegiado para atuar, analisando, por exemplo, a característica dos clientes e quais locais eles normalmente frequentam, dentre outros detalhes que estabelecerão o endereço em região nobre para cada caso. Veja orientações sobre o tema:
Diferencial de sucesso
São constantes os casos de empresas que possuem o melhor serviço ou produto, mas estão em ponto que dificultam o acesso de seus clientes, o que proporciona uma perda considerável de competitividade com seu concorrente melhor posicionado.
Nessa hora, é preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio caminho para o fracasso.
Mapeamento de clientes e custos
O primeiro passo é mapear os possíveis clientes de seu negócio e a partir desse dado buscar as quais regiões normalmente eles atuam ou possuem maior facilidade de acesso, a partir desse momento se deve pesquisar opções de conjuntos comerciais próximos a essas regiões, pois esse será o endereço em região nobre para esse caso.
Também é importante definir o quanto é possível disponibilizar financeiramente para essa finalidade, de nada adiantará estar no local ideal se não tiver verba para arcar com o custo. Tenha sempre em mente os custos, que levam em conta também necessidade de deslocamento.
Análise in loco
Posteriormente entra o trabalho de visita e conferência do conjunto comercial que pretende locar, vendo questões como acesso e estrutura disponibilizada. A busca de alternativas como espaços de coworking pode ser interessante, pois esses normalmente já buscam áreas nobres para se instalarem, proporcionando considerável redução de custo.