Os espaços de coworking conquistaram seu espaço em definitivo no mercado brasileiro, segundo os resultados do Censo Coworking Brasil, realizado pelo Movebla e Ekonomio em parceria com Coworking Brasil , esse formato de escritório compartilhado teve um crescimento de 52% de espaços ativos em 2016 em relação à 2015.
Com isso se atingiu 378 espaços de escritórios compartilhados em todo o país, a maior parte desses, 148, se encontram no estado de São Paulo. No total, isso significa dizer que já são mais de 10 mil estações de trabalhos disponibilizadas nesses espaços.
E o crescimento também vem sendo grande para quem investiu nessa área como é o caso da Gowork, uma das pioneiras e líder no setor no país, que apenas no ano passado teve aumento de 20%, atingindo a marca de 1.300 estações de trabalhos. Para esse ano o objetivo é ainda mais arrojado, tendo a expectativa de crescer 30%, já tendo aberto um novo espaço na Cidade de São Paulo.
Um dos motivos do crescimento é a redução de custos que proporciona, pois elimina diversos valores que elevam em muito a manutenção de um espaço próprio, como IPTU, seguro fiança, seguro obrigatório do escritório, materiais de consumo (material limpeza, café), luz, manutenção, telefonia, internet e pessoal de suporte (TI, limpeza e atendimento).
Colocando esses valores em uma planilha e comparando com o custo de um espaço de coworking (na Gowork cada estação é locada por R$900,00), possivelmente terá uma grande surpresa, sendo que os gastos serão cerca de 40% menores.
Mas existem outros benefícios do coworking, tais como:
- Não precisa se preocupar com locação de imóvel e todas dificuldades relacionadas;
- Moveis e outros utensílios de escritórios já fazer parte do pacote dos principais coworkings;
- Se estabelece como uma alternativa ao isolamento do modelo home office, que se mostra por vezes improdutivo;
- Opções de encontrar localizações privilegiadas que proporcionam potencialização de novos negócios.
Outro ponto que a pesquisa destaca é a predileção desses espaços por profissionais liberais, sendo que a grande maioria são da área de consultoria, publicidade, marketing, advocacia e outras profissões correlatas. Mostrando que o mercado para esses espaços ainda é muito amplo, o que praticamente garante a continuidade de um expressivo crescimento para 2017.