Saiba como se livrar de comportamentos preguiçosos e adotar hábitos empreendedores produtivos
Ser um empreendedor bem-sucedido não é nada fácil. O mercado está cada vez mais competitivo e as pessoas cada vez mais bem preparadas para atenderem as demandas e as necessidades dos segmentos ou setores em que atuam. Essa competição acirrada e a ausência de um ecossistema empreendedor que incentive a iniciativa de novos negócios, independentemente de resultados positivos, acaba desmotivando profissionais com potencial para gerarem novos empreendimentos.
Sim, o mercado brasileiro não proporciona as melhores condições para aqueles que querem imergir no mundo das Startups, mas também não pode ser o culpado pela falta de iniciativas individuais daqueles que querem empreender. Se a estrutura comercial brasileira não dispõe das melhores condições de crédito, e outras facilidades para o empreendedor, por outro lado, existe, no Brasil, um mercado ainda menos competitivo que em outros centros como Inglaterra e Estados Unidos, o que pode representar um aspecto positivo para novos empresários.
A idade pode ser um empecilho para muitas coisas, mas não para empreender. O empresário Jorge Paulo Lemann é um exemplo de que idade avançada pode ter seus benefícios. Com 75 anos, Lemann está mais ativo do que nunca no mercado e continua elevando o seu patrimônio a um patamar sem precedentes no Brasil.
Outra desculpa recorrente que arranjamos para nós mesmos e pode nos impedir de realizar alguma empreitada empreendedor é a ausência de dinheiro suficiente para tornar a ideia, realidade. De fato, ter dinheiro facilita muitas coisas, mas hoje em dia existem alguns meios de conseguir tocar um projeto sem banca-lo integralmente. Investimentos anjo, aceleradoras, incubadoras, parcerias são alguns processos que podem auxiliar na concretização de um projeto bem estruturado.
2 exemplos para você
Recentemente publicamos um texto no blog sobre as atuais condições para empreender no país. Se quiser conferir um pouco mais sobre o cenário empreendedor do Brasil entre e fique por dentro de mais informações.