Fique por dentro do panorama atual deste oásis do empreendedorismo mundial
É neste local, situado entre São Francisco e San José, na Califórnia, onde surgiram algumas das principais empresas da atualidade. Apple, Google, Facebook e Netflix são só alguns exemplos do perfil das inovações que este paraíso do empreendedorismo mundial fornece ao mundo.
Na era da informação em que vivemos, em um tempo que o acumulo de informações obtido praticamente dobra, todos os anos, não existe local mais propicio para inovação, no mundo, que o Vale do Silício. Novos produtos e serviços, de todos os tipos são criados a todo momento. Empresas de softwares, hardwares, B2B, B2C, B2B2C, de pequenos, médio ou grande porte…lá tem de tudo, e do melhor.
Não é à toa que tudo isso acontece em uma região que ocupa apenas 60km da faixa californiana. Jovens estudantes, mentes brilhantes de todo o mundo são atraídas para este local. Grande parte deles, estudantes de Stanford, uma das mais conceituadas universidades do planeta e de onde saíram gênios como Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google.
Mas se não podemos ir até o Vale do Silício, o que podemos aprender de lá?
A primeira lição, fundamental como ponto de partida, é a inserção e disseminação de uma cultura empreendedora. Os jovens estudantes precisam ser estimulados a aprender e empreender, não apenas reproduzirem aquilo que veem na escola. Uma vez estimulado o jovem estará muito mais a motivado criar um novo negócio.
É aí que vêm a segunda lição, saber distinguir e aproveitar novas oportunidades e ter atitude para transformar ideias e projetos em verdadeiros produtos e serviços. Se você falhar, saiba que isto é comum e normal, levante, tente novamente e encare o fracasso como aprendizado.
Com uma cultura empreendedora estabelecida e jovens motivados ao empreendedorismo, tudo que irá faltar é uma infraestrutura de qualidade e um ecossistema pronto para absorver as novas demandas e fomentar novas iniciativas. Aceleradoras, incubadoras e investimentos-anjo são iniciativas fundamentais para a impulsão de novos empreendimentos.
Liderança ameaçada?
Recentemente, o Índice Kauffman, pesquisa que apresenta um panorama sobre a atividade das Startups nas cidades nos Estados Unidos, divulgou que as principais o vale do Silício perdeu a liderança no ranking que mede as cidades com maior atividade de startups em 2015. Confira a lista das 8 primeiras:
- Austin
- Miami
- San Jose
- Los Angeles
- Denver
- San Francisco
- New York
- Houston