As mudanças sociais e econômicas que o mundo vem passando impõem novas soluções para antigos problemas. O espaço de coworking, por exemplo, se tornou o ambiente de trabalho mais comum, em detrimento da sala comercial. Além disso, o home office se tornou prática mais comum, principalmente por conta da pandemia de Covid-19.
Porém, mesmo que o home office seja atrativo, nem todas as categorias profissionais podem se dar ao luxo de trabalhar em casa. Pelo menos não todos os dias da semana. Os escritórios de advocacia, por exemplo, precisam estar disponíveis para clientes e parceiros de negócios, exigindo assim uma sala de reuniões adequada.
Em uma outra linha, as agências de marketing precisam ter acesso a ambientes criativos, além de opções flexíveis para as mudanças na equipe de trabalho. Todas estas demandas podem ser supridas pelo coworking corporativo, como poderemos ver no artigo a seguir do Blog Gowork.
Venha fazer parte do coworking que mais cresce em São Paulo
"*" indica campos obrigatórios
Diferenças entre Espaço de Coworking e Sala Comercial
Quando se pensa em fazer mudanças no ambiente de trabalho, é natural que surjam dúvidas sobre o tema. O aluguel sala comercial é uma das opções mais tradicionais, que garante espaço privativo em bons endereços comerciais da cidade.
No entanto, as novas formas de trabalho e necessidades das empresas tornaram a sala comercial um ambiente engessado. Entre os motivos estão a limitação de horário, funcionando apenas em horário comercial e em dias úteis, além dos custos e tempo de contrato do aluguel, que não inclui serviços administrativos e de estrutura.
Dessa forma, o espaço de coworking se diferencia da sala comercial nas facilidades que oferece ao locatário. Para aqueles que preferem horários flexíveis, o coworking dispõe o ambiente de trabalho durante todos os dias da semana e em qualquer horário.
Além disso, no coworking corporativo as empresas recebem assessoria em segurança, recepção, suporte técnico, bem como as estações de trabalho já instaladas. Sendo assim, os custos trazidos para contratar estes serviços, necessários em aluguel sala comercial, são eliminados quando a empresa decide ir ao coworking.
Porque a maioria dos escritórios de advocacia estão dentro do coworking?
Os advogados estão entre as classes profissionais mais relevantes dentro da nossa sociedade. Para muitos, o escritório de advocacia deve transmitir uma sensação de sobriedade, cisura, imponência e tradicionalismo.
Dessa forma, tanto os profissionais quanto os clientes modernos têm preferência por ambientes arejados, que transmitem a ideia de modernização e leveza. É por esses e outros motivos que a maioria dos escritórios de advocacia estão em um espaço de coworking.
Fora daquele ambiente intimidador que algumas salas comerciais oferecem, os advogados conseguem obter clientes mais flexíveis, que possam criar parcerias mais duradouras. Além disso, sem a preocupação com contratos de limpeza, segurança, telefonia e afins, o escritório pode focar apenas na resolução dos casos e na gestão da empresa.
Ademais, em um cowork corporativo é possível contar com sala de reuniões personalizada, que oferece a melhor estrutura para atender os clientes. Sendo assim, confira alguns dos benefícios do cowork para escritórios de advocacia:
- Salas de reuniões personalizadas para advogados;
- Captação de novos clientes que dividem o espaço de cowork;
- Flexibilidade de horários e dias de uso do escritório;
- Redução de custos operacionais.
Quais os benefícios que o coworking pode trazer para agências de marketing?
A era digital trouxe mudanças significativas em muitas áreas de trabalho. Porém, foi na comunicação que as transformações mais profundas aconteceram. Então, se antes as agências faziam apenas encartes publicitários em rádio, TV, jornal e afins, agora o contato é direto com o público-alvo de cada cliente.
Desse modo, surge no mercado a demanda por agência de marketing, que produzem conteúdos, gerenciam redes sociais e implementam estratégias de comunicação. Para além da publicidade, estas agências demandam designers gráficos, redatores, social media, entre outros profissionais da comunicação.
Portanto, as agências precisam de endereços que facilitem o acesso a novos clientes e ambiente de trabalho que propicie o trabalho criativo. Para atender a estes requisitos a opção mais viável é o espaço de coworking.
Então além da flexibilidade de horários e permitir que parte da equipe atue em home office, o coworking tem a vantagem de interagir com diferentes pessoas e empresas. Isso beneficia não somente o networking, mas também a troca de ideias e a produção de conteúdos criativos.
Ademais, na lista a seguir você pode conferir alguns dos benefícios do coworking corporativo para o trabalho da agência de marketing:
- Rede de networking;
- Flexibilidade para aumentar ou diminuir o espaço de trabalho;
- Gastos menores com infraestrutura;
- Ambiente mais leve, propício para demandas criativas;
- Melhores endereços comerciais da cidade.
A GoWork conta com ambientes de coworking personalizados para todas as necessidades. Desde a mesa de trabalho individual até as opções de lajes corporativas, a equipe de trabalho terá todo o suporte de facilities e estrutura técnica, tudo para focar apenas na gestão da empresa. Entre em contato agora mesmo e agende uma visita nos nossos endereços em São Paulo.