As empresas estão sempre buscando formas de economizar. Mas, um aspecto extremamente importante, que faz parte de qualquer empresa e ainda não é totalmente aproveitado, é a gestão de facilities.
Você sabe o que é esse termo e como a gestão pode ajudar? Confira a resposta neste artigo.
Facilite a gestão de facilities da sua empresa com a GOWORK
"*" indica campos obrigatórios
O que é facilities?
Facilities é o nome que se dá, vindo do inglês, de todas as funções da gestão predial. É algo vital a qualquer empresa e que, quando feito de maneira correta, pode ser uma grande forma de economia.
A organização dos processos prediais tem como objetivo trazer melhorias para o espaço físico como um todo, de modo que o prédio ou o local onde a empresa se encontra, promova o melhor ambiente para o trabalho possível.
Com isso em mente, a gestão de facilities é a atividade que reúne os processos necessários para que o ambiente de trabalho seja o ideal. Dentro da gestão de facilities, existem diversas disciplinas.
Serviços comuns de gestão de facilities
Serviço de limpeza
Quem não gosta de trabalhar em um ambiente limpo?
O serviço de limpeza é uma das principais disciplinas da gestão de facilities, visto que este aspecto é necessário não somente para ter um ambiente organizado, mas para promover uma ótima qualidade de vida para os funcionários.
No caso de empresas ou profissionais que recebem clientes, os serviços de limpeza têm um impacto ainda mais direto no trabalho, visto que um ambiente mal cuidado pode ter um impacto muito negativo na percepção dos clientes.
Serviço de segurança
Além de um ambiente limpo, os profissionais precisam de um local seguro. Ele se aplica aos visitantes, que precisam de segurança ao visitar o local.
Essa disciplina da gestão de facilities visa a coordenação de uma equipe bem treinada para fazer a vigia do perímetro e do interior do prédio. Além disso, outro ponto importante é a manutenção de equipamentos de segurança, e até mesmo de equipamentos que podem gerar algum acidente, como os elevadores.
Serviço de manutenção
Por fim, os serviços de manutenção são aqueles que buscam garantir o funcionamento de todo e qualquer equipamento da infraestrutura do local, além de toda a parte elétrica e hidráulica, por exemplo.
A gestão de facilities visa coordenar profissionais com a capacidade para fazer a manutenção preventiva, de modo a antecipar possíveis problemas.
Como a gestão de facilities pode reduzir custos com escritório?
A gestão de facilities pode reduzir os custos do escritório de diversas formas.
Primeiramente, a questão da manutenção do maquinário, significa um custo reduzido com manutenção, visto que a manutenção corretiva é substituída pela manutenção preventiva.
Assim, não somente o preço é mais barato, mas o tempo em que as máquinas e equipamentos ficam parados é muito menor.
Além disso, com os benefícios da gestão de facilities que auxilia os equipamentos e funcionários a operarem na máxima potência, existe um impacto muito positivo na produtividade, reduzindo os custos com retrabalho, por exemplo.
Embora hoje seja possível alugar uma Sala Comercial com facilities incluso, pode custar até 40% menos.
https://www.gowork.com.br/aluguel-sala-comercial/
Essa é uma das grandes vantagens dos espaços de coworking, por exemplo, em que os serviços de gestão já estão incluídos, garantindo um ótimo local para trabalhar, e com uma redução dos custos ainda maior.