PASSOS SIMPLES PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DE EMPREENDER
Para alcançar destaque, empresas pequenas devem se impor os mesmos desafios que marcas gigantes
Empreender não é uma tarefa simples. Se você está em um lugar como os Estados Unidos, poderá usufruir dos benefícios que um estruturado ecossistema empreendedor lhe proporciona. Paralelamente, enfrentará a forte concorrência de um número elevadíssimo de empresas fundadas e administradas por jovens com formações acadêmicas muito fortes e com o espírito empreendedor já enraizado.
Por outro lado, se você está empreendendo em um país como o Brasil, onde a atividade empreendedora é elevada, mas a qualidade do empreendedorismo não apresenta níveis de excelência como se encontra em fortes polos de startups nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Israel, o maior desafio é ultrapassar as barreiras que o mercado e as dinâmicas corporativas impõem.
Esteja onde você estiver, todo empreendedor deve se prevenir contra certos erros de avaliação que podem comprometer o desenvolvimento da sua startup. Só por que você está em uma empresa pequena, não quer dizer que ela não mereça estratégias tão elaboradas quanto ocorre em empresas de grande porte, muito pelo contrário.
Pense como gente grande
As estratégias de comunicação e de marketing são essências para qualquer empresa, principalmente para as de pequeno porte. Se você está começando a estruturar o seu negócio comece pelo simples: o famoso 4 P’s. Uma estratégia, do autor clássico de marketing, Philip Kotler que irá ajudá-lo a entender os pilares do seu negócio: Preço, Praça (distribuição), Produto e Promoção (Comunicação).
Feito isso, dirija seus esforções na elaboração da sua identidade de marca e na capacitação da sua equipe. Crie um logo que represente sua empresa (https://www.gowork.com.br/blog/escolhendo-o-nome-da-sua-empresa/), realize trabalhos de excelência e comunique tudo o que fizer. É fundamental que os integrantes da sua empresa sejam capazes de transmitir ao seu público um conteúdo alinhado às diretrizes que foram estabelecidas para a empresa. Só assim ela poderá ser notada em meio ao grande universo de concorrentes que irá enfrentar.