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Quatro passos para você desenvolver o pensamento estratégico

07/06/2017by mkt

 

Ah, a estratégia. “Do grego strategia, do latim estratégia…” Pensamento estratégico é um verdadeiro “cálice sagrado” de quem quer ter sucesso no seu empreendimento e conquistar seu objetivo. Todo mundo sabe que o planejamento estratégico é essencial, mas poucos sabem COMO conseguir obtê-lo. Muitos livros e artigos já foram escritos sobre esse tema, mas como você não tem tempo a perder, vamos resumir tudo em apenas quatro passos simples, e ilustrar como fazer com vídeos.

Pensamento e planejamento estratégico

Mas antes de tudo, e para que esses quatro passos deem resultado, é preciso mudar seu mindset, ou seja, sua “programação mental”. Pensamento estratégico não é só para altos executivos de grandes empresas ou empreendedores “celebridade” que palestram em eventos. A estratégia é para todos, inclusive, e especialmente, PARA VOCÊ!

Estamos combinados? Então vamos nessa!

Primeiro passo: aprenda a identificar tendências

O principal motivo para os profissionais não desenvolverem seu pensamento estratégico é que a gente tende a ficar com a “cabeça enterrada” no trabalho e nas tarefas do dia a dia, procurando resolver os problemas e não perder os prazos, e assim você não consegue erguer o pescoço, olhar à sua volta e perceber o “big picture”, o quadro geral ao seu setor.

Para ser estratégico, é fundamental perceber e entender o contexto ao seu redor. E as tendências de mercado apontam para onde esse contexto está caminhando. Para isso você precisa ler o noticiário, se informar, conversar com colegas, analisar os dados e pesquisas… E também é importante perceber as tendências do seu trabalho. Preste atenção nos problemas e questões que se repetem no seu dia a dia da empresa. Procure padrões. Organize essa informação e compartilhe com sua equipe.

Confira no vídeo da Exame como utilizar ferramentas da internet e do mundo offline para identificar tendências:

Segundo passo: não tenha medo de fazer perguntas difíceis

Você aprendeu a identificar tendências. Bom começo! Agora vem o segundo passo: pegar o que você já aprendeu e aprender a fazer as perguntas certas . As perguntas certas geralmente são difíceis. Saber fazer perguntas difíceis também é fundamental para o pensamento estratégico. E acredite: não é fácil. Perguntas levam às respostas, que levam a outras perguntas… E é normal ter medo de fazer perguntas difíceis a outras pessoas, mas acredite: se eles também estão engajados em desenvolver sua estratégia, as perguntas serão bem-vindas.

Ainda está confuso? Então veja no vídeo do coach Nick Cheong como fazer perguntas poderosas:

Terceiro passo: aprenda a falar como um estrategista

Identificar as tendências e fazer as perguntas certas já são meio caminho andado para você desenvolver seu pensamento estratégico. Mas não adianta guardar esse pensamento pra você. É preciso comunicá-lo. A comunicação, oral ou escrita, também não é fácil de aprender, mas se você exercitá-la ela se desenvolve. Encadear os pensamentos, priorizar o que é importante, estruturar o texto, tudo isso é complexo, mas se aprende.

Seja para um artigo escrito ou uma palestra que você apresentar, estruturar o pensamento para criar o maior impacto exige técnica. Nesse vídeo, Roberto Shinyashiki, um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, explica como criar uma palestra de impacto.

Quarto passo: Crie tempo para pensar e não tenha medo do conflito

Sejamos sinceros: você não vai desenvolver seu pensamento estratégico se sua agenda for repleta de tarefas e compromissos e não tiver um tempo de “respiro”. É preciso ter tempo para refletir sobre o que você está fazendo, e para conseguir ter tempo, é preciso hierarquizar suas tarefas, para priorizar o que é importante e delegar o que for possível para outras pessoas. O “tempo para pensar” deve estar na sua agenda e ser tão importante quanto qualquer tarefa.

Quando você desenvolve seu pensamento estratégico, fazendo perguntar difíceis, apresentando esse pensamento num texto ou apresentação, certamente haverá respostas e debates. Nessa hora, muita gente “trava”, pois um debate franco e honesto pode se tornar desconfortável. Por isso, é importante não levar um debate mais duro para o lado pessoal. Para aprender a argumentar sem discutir com seu “oponente”, esse vídeo é uma aula, confira:

Cumprindo esses quatro passos com seriedade você certamente estará com seu pensamento estratégico bem desenvolvido e saberá criar uma estratégia impecável para o seu negócio! Mas lembre-se que tudo isso envolve trabalho duro, e a programação mental para te manter focado no objetivo e não desistir frente às dificuldades. Siga em frente sempre que os resultados virão!

Segunda à sexta das 8 às 18 hs (exceto feriados)

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