Não há dúvida, o mundo está em constante mudança. Essa transformação definitivamente também afeta o local de trabalho. Inclusive, nos últimos anos, pudemos perceber uma evolução notável nos modelos de trabalho, impulsionada principalmente por conta da pandemia de COVID-19.
Os espaços colaborativos, então, estão ganhando cada vez mais destaque entre aqueles que buscam aumentar sua produtividade enquanto descobrem os benefícios de modelos mais flexíveis. Assim, surge a grande questão: sala comercial x escritório próprio, qual a melhor opção?
Descubra as vantagens da GOWORK
"*" indica campos obrigatórios
Principais diferenças entre alugar uma sala comercial e montar um escritório próprio
O mercado atual abriga uma variedade de opções quando se trata de encontrar um local físico para o seu negócio. As opções mais comuns hoje são alugar uma sala comercial ou montar um escritório tradicional. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é vital entender quais as principais diferenças entre essas soluções, para entender qual atenderá melhor às necessidades de sua organização:
Aluguel de sala comercial
Os espaços de coworking geralmente têm um layout de conceito aberto e são compartilhados com qualquer pessoa que seja membro do espaço. Para manter um ambiente de colaboração e comunicação, os espaços costumam ser preenchidos com móveis confortáveis, tecnologia compartilhada como impressoras e Wi-Fi e até café grátis.
O aluguel de uma sala comercial pode ser bastante vantajoso, pois oferece a máxima flexibilidade. Você não tem compromisso de permanência e se o seu negócio muda, porque cresceu ou diminuiu, o espaço pode ser adaptado de acordo com as suas novas necessidades.
Também não é necessário fazer nenhum grande investimento ou pagar despesas extraordinárias, apenas sua mensalidade. Afinal, ao compartilhar recursos, as despesas fixas são reduzidas substancialmente.
Além disso, é só chegar e trabalhar, pois as salas comerciais são mobiliadas e prontas para uso, com layout pré-definido ou customizado. Vale ressaltar, ainda, que por estar em um coworking, você faz parte de uma comunidade com profissionais de todos os tipos e com quem podem surgir sinergias na forma de colaboração ou clientes.
Montar um escritório próprio
Por outro lado, construído para produtividade e foco, os espaços de escritório tradicionais são uma sede privada para sua empresa. O layout pode ser aberto como um espaço de coworking, mas você também tem a opção de dividi-lo em cubículos ou escritórios para cada funcionário ou equipe.
Geralmente, essa é a opção escolhida por empresas que desejam ter mais privacidade e não compartilhar áreas comuns com outros profissionais, porém é necessário que você invista uma quantia considerável. É preciso ter em mente que, nestes casos, você deve se preocupar com móveis, papelaria, decoração e a contratação de serviços necessários como luz, água, telefone e internet.
Então, entre sala comercial x escritório próprio, qual a melhor opção para o seu negócio?
A decisão entre entre sala comercial x escritório próprio é muito particular de cada empresa e vai depender não só das suas necessidades, mas também da sua preferência. Por exemplo, se o seu negócio é relativamente pequeno ou você está trabalhando sozinho, você pode achar que a locação de uma sala comercial é a solução mais benéfica. Afinal, estamos falando de uma ótima maneira de economizar dinheiro e aumentar a produtividade.
Também é ideal se você deseja promover uma equipe colaborativa e criativa. Lembre-se que dentro de um espaço de coworking existem inúmeras oportunidades para networking, colaboração entre setores e comunicação entre equipes.
Já uma empresa que tem uma equipe maior ou que se reúne com clientes com bastante frequência pode considerar um escritório próprio como a melhor decisão. No geral, esses espaços criam uma sensação de maior privacidade e maior possibilidade de personalização, além de enfatizarem a produtividade individual.
Assim, são ótimos para empresas que exigem que os indivíduos trabalhem em diferentes tarefas em momentos diferentes, pois fornecerá os espaços de que eles precisam para concluir o trabalho individualmente.
Contudo, vale ressaltar que dentro de um coworking, alugar uma sala comercial não necessariamente significa abrir mão da privacidade ou personalização. Existem opções de salas privativas, por exemplo, e é possível optar por uma sala comercial customizada on-demand. Dessa forma, você tem o seu layout exclusivo, em um ambiente de alto padrão e feito para trabalhar como e quando quiser.
Aluguel de salas comerciais em São Paulo é com a GOWORK!
Em suma, quando o assunto é sala comercial x escritório próprio, ambos os espaços de trabalho são adaptáveis e construídos para quem leva a sério o crescimento do seu negócio. Contudo, o aluguel de sala comercial ganha destaque por ser um local de trabalho acolhedor e profissional que permite explorar a criatividade e aumentar a produtividade.
Aqui na GOWORK, nós temos planos flexíveis de aluguel de salas comerciais e diferentes unidades para atender às suas necessidades. Portanto, entre em contato agora mesmo!