Está muito enganado quem acha que os concorrentes estão fora do alcance. Acompanhar o que eles fazem, o que os clientes acham de seus serviços e atendimentos , isso é bom para alcançá-lo ou “impedi-lo” de lançar algo. Espionar a concorrência é algo que todo empreendedor, seja ele iniciante ou não, deve fazer com freqüência.
Hoje o mundo da internet permite acesso á inúmeras pesquisas, inúmeros relatórios, propagandas e muito mais. Então fica fácil iniciar a pesquisa de concorrente. É importante saber também, que teremos muitos itens par avaliar, como por exemplo, propagandas, palavras chaves de pesquisa que ele lidera, backlinks, pesquisa orgânica, pesquisa publicitária, PLA research, concorrentes do seu concorrente, o que os clientes acham dela e muito mais!
Separamos algumas ferramentas gratuitas que é muito útil para todo empreendedor e facilita sua análise.
SOCIALMENTION
Essa é uma ferramenta com algumas funcionalidades interessantes que focam em blogs, vídeos e redes sociais. Você procura por um termo, tanto uma palavra-chave ou uma empresa, e a ferramenta irá lhe mostrar tudo o que está sendo dito sobre aquele termo em blogs e plataformas sociais. Você poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e terá a possibilidade de se inscrever em um feed de RSS para aquele termo e não perder mais nenhuma menção dele.
O uso dela é muito similar ao Google Alerts, que veremos mais para frente. Porém, com o SocialMention você poderá fazer uma análise cruzada do que está sendo dito através das variadas redes sociais.
SEMRUSH
Uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing pois é especializada em conseguir dados de competidores. Você precisará somente digitar a URL do site de seu concorrente e imediatamente irá receber informações sobre as palavras-chave para qual ele rankeia, sobre as pesquisas orgânicas, tráfego e anúncios. A melhor parte: tudo vem em formato de gráfico, o que facilita bastante a compreensão.
Você conseguirá muita informação somente com a versão gratuita do SEMRush. Porém se quiser mais informação e detalhes maiores, a assinatura custa cerca de 70 dólares mensais.
GOOGLE ALERTS
Essa é uma ferramenta simples e fácil de usar que irá enviar relatórios diretamente para seu email. Se você quer saber todas as vezes que um concorrente for citado na Internet, seja em um link ou uma frase de um texto, você receberá um relatório. Você pode monitorar palavras-chave também. Cabe a você decidir o que é importante rastrear.
Algumas formas de usar essas ferramenta:
-Conseguir ver onde seus competidores estão sendo citados (backlinks).
-Monitorar as menções feitas sobre suas empresas (especial para aquelas em reclamações – isso lhe permitirá responder e solucionar os problemas).
-Monitorar palavras-chave (isso te dará ideia do que está sendo discutido, lhe dando a chance de produzir conteúdo sobre isso).
INFINIGRAPH
Se você quer rastrear quais são as tendências em seus círculos nas redes sociais, é só usar o InfiniGraph focando em sua indústria ou área de atuação. A ideia por trás dessa ferramenta é você usar o poder de sua audiência para saber quais conteúdos e marcas são tendência entre eles. Essa é uma ferramenta que pode ser usada tanto para sua companhia quanto para uma análise competitiva.
A ferramenta pode ser usada para:
-Seguir as tendências da sua indústria nas redes sociais
-Rastrear as tendências sociais de seus competidores
-Obter informações sobre sua audiência.
E aí, o que você pensa sobre análise de concorrentes? É válido ou perda de tempo? Vamos continuar esse debate nos comentários!